terça-feira, 8 de março de 2011

Educação Transformadora

Educar significa promover o desenvolvimento intelectual e moral de alguém ou de si mesmo. Educar significa compreender que ninguém nasce pronto e vai se desmanchando como um objeto usado repetidamente todos os dias. Educar é uma atitude, um ato de “afeto”.

A educação é transformadora e apaixonante. Significa fazer escolhas a partir de crenças individuais que podem mudar o coletivo. Ao agir, o professor apresenta as causas da doença para que se possa encontrar o melhor tratamento e a cura.

Nesse processo, o professor deve liderar a transformação de seus alunos em indivíduos conectados com o mundo, migrando do individual para o coletivo. O professor deve dar a seus alunos a oportunidade de sonhar. Quando sonhamos, ganhamos asas, e nossas asas têm o poder de levar-nos muito longe... Se e quando desejarmos, sonho e vontade, somados, são capazes de transformar um simples desejo em algo formidável.

Uma vocação, uma carreira, o caminho de uma vida inteira.

O estudante tem de seguir sonhando, usando suas asas, realizando seus sonhos.

Cabe ao professor entender que deve:

Ø Preservar no aluno o prazer de sonhar e de realizar os seus sonhos;

Ø Agir como amigos que divide, que pergunta “como está” e aguarda pela resposta;

Ø Compreender que na educação não há neutralidade;

Ø Reconhecer que há uma formalidade a cumprir no ensinar: o saber.

Esse saber é ativo, que atua, é um saber comprometido. Portanto, o professor precisa conhecer como a mente de seus alunos está estruturada, como deve captar-lhes a atenção em um mundo tão globalizado cheio de cores, sons e movimentos, e evitar rótulos, preconceitos e previsões a respeito do desempenho de seus alunos. Dar a eles, alunos, liberdade para pensar e agir: Ter atitude é fundamental para, através da ação educação, modificar o estado das coisas.

Para que ocorra esse processo contínuo e coletivo envolvendo a família, a escola e a sociedade, nós, os professores, necessitamos estar preparados e aptos a aceitar mudanças. Tais mudanças estão na forma de ensinar, de como chegar até nossos alunos, transpondo o quadro de giz, fazendo-os interagir com o computador, o Twitter, o Orkut e tudo mais que a moderna cultura oferece.

O professor lidera e deve fazê-lo com o coração e a razão. O coração aquece e demonstra atenção, carinho e sentimento. Já a razão justifica, esclarece e instrui. Instrui a ser cidadão, instrui valores, a acreditar no que é correto, a não acreditar no primeiro bom falante que surge a nossa frente.

O professor liberta a mente, faz sonhar, faz acreditar, faz realizar, ter atitude. A educação acrescenta ao aluno humanidade. O professor é a alma da educação, alma que dá sentido à vida e a tudo ao seu redor.

Nenhum comentário:

Postar um comentário